sábado, 20 de fevereiro de 2016

Um pouco de História

Bem-vindos ao blog da SIQ, Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, nova encarnação da Semana de Quadrinhos da UFRJ, que acontece desde 2006, como nome de I Semana de Quadrinhos da ECO UFRJ.

A 2ª Semana, realizada em maio de 2007, contou com a presença dos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA – UFRJ), que cederam originais para uma exposição de quadrinhos, charges, caricaturas e ilustrações, que aconteceu na ECO, paralela ao evento. Outra inovação foi o 1º Concurso de Charges, aberto para toda a UFRJ. A II Semana de Quadrinhos da ECO UFRJ concorreu entre os finalistas ao 20º prêmio HQ MIX, na categria "Eventos".

A 3ª Semana de Quadrinhos da UFRJ, organizada em outubro de 2008 apenas pelos alunos da EBA, capitaneados então por talentos hoje reconhecidos na área, como Diego Novaes, Hamilton Kabuna, Denis Mello, Martins de Castro e Gabi Domingues, estabeleceu uma bem sucedida parceria com o SESC Rio, em Madureira e cumpriu seu papel de Extensão, promovendo a troca entre conhecimento produzido dentro da academia com a sociedade e alcançando seu maior público até então.

Em sua quarta edição, realizada em setembro de 2010, a 4ª Semana ganhou contornos mais próximos à pesquisa acadêmica e aconteceu em três pontos diferentes da cidade do Rio de Janeiro: EBA UFRJ (campus do Fundão), SESC Madureira e ECO UFRJ (campus da Praia Vermelha). Com o tema “100 Anos Sem Angelo Agostini”, a IV Semana de Quadrinhos da UFRJ confirmou sua tradição, estabelecendo-se como o maior evento universitário de quadrinhos do Brasil, mais uma vez pré-indicado ao 23º prêmio HQ MIX, na categoria "Eventos".

Depois de um hiato de seis anos, a Semana de Quadrinhos volta renovada ao campus da ECO, entre os dias 04 e 08 de maio de 2016, mesclando suas intenções anteriores com a criação de uma ponte não apenas entre os criadores e pesquisadores de todo o Brasil, mas também com autores e pensadores de outros países, estabelecendo parcerias com o mercado editorial, o que implicou em uma reestruturação de sua identidade visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário